segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência didática a partir do texto "Pausa", de Moacyr Scliar - Marlene da Silva

Situação de Aprendizagem: "PAUSA" de Moacyr Scliar
Público: 8º e 9º ano


1- Checagem de hipóteses: Organizar a sala em um círculo e no meio do círculo, o professor questionará o título do texto "Pausa" ( O que é uma pausa na vida de uma pessoa? Todos precisam de ua pausa na vida? Por que precisamos pausar nossa rotina? )

2- Localização de informações: Leitura oral feita pelo professor do início do texto até " olharam-no com curiosidade " com a finalidade de instigar a imaginação do aluno.
-O que os alunos pensam que Samuel vai fazer no hotel?
- Por que Samuel sai de casa todos os domingos dizendo que vai trabalhar?
Após o questionamento, o professor lerá o texto integralmente.

3- Produção de inferência local: 
Questionar os alunos: 
- se eles conhecem alguém que diz que vai fazer algo e não faz;
- se eles conseguem perceber a tristeza do personagem Samuel;
- por que Samuel sente a necessidade de dar uma "pausa" na vida dele;
- por que o personagem usa um outro nome no hotel em que passa o domingo.

4- Recuperação do contexto de produção:
- Pedir aos alunos que façam uma lista das palavras que lhes são desconhecidas e contextualizá-las antes de buscar o significado no dicionário;
- O professor dará uma explicação sobre o gênero narrativo "conto".

5- Percepção das relações de intertextualidade:
- Leitura do texto ( feita por um aluno) "A menina e o pássaro encantado" de Rubem Alves, que nos faz refletir sobre a necessidade de se sentir livre;
- Comparar o texto "Pausa" com o texto "A menina e o pássaro encantado;
- Questionar os alunos sobre a intertextualidade dos dois textos.

6- Percepção de outras linguagens:
*Assistir ao filme brasileiro "Simples Mortais" de Mauro Giuntini (2010)
* Música "Rotina" de Titãs
A partir da comparação da música "Rotina" com o filme "Simples Mortais" e o texto "Pausa", produzir uma pequena peça teatral que será encenada para toda a sala ( peça elaborada e encenada em grupos e a partir de sorteios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário