sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sequência didática a partir do texo "Avestruz", de Mário Prata - Miguel Ximenes

Estratégias de Leitura
Avestruz – Mário Prata

Público-alvo: 7º e 8º anos

1. Ativação de conhecimentos de mundo: antecipação ou predição, checagem de hipóteses


Oralidade (roda de conversa):
•Conhecimentos prévios sobre o título;
• O que sabem sobre o avestruz?
• Alguém já viu um avestruz?
• Descreva o avestruz.

2. Localização de informações, comparação de informações e generalizações
Leitura compartilhada
a. Questionar
É viável possuir um avestruz como animal de estimação em um apartamento?
É tão prático conseguir um avestruz como se faz o pedido de uma pizza?
Por que o autor cita que o avestruz foi um “erro da natureza”?

Leitura compartilhada
Questionar
É viável possuir um avestruz como animal de estimação em um apartamento?
É tão prático conseguir um avestruz como se faz o pedido de uma pizza?
Por que o autor cita que o avestruz foi um “erro da natureza”?
Qual a sua opinião quanto ao ponto de vista do autor a respeito do “erro”?

3. Produção de inferências locais, produção de inferências globais

Por que o autor cita o nome Strithio camelus australis?
4. Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura

Esse texto pode sugerir a época em que ele foi escrito?O que indica e comprova a sua resposta?

5. Percepção das relações de intertextualidade;percepção das relações de interdiscursividade
Comparar a crônica Avestruz ao conto O patinho Feio
Semelhanças e diferenças(diversidade)

6.Percepção de outras linguagens,elaboração de apreciações estéticas
Solicitar pesquisas(ficha técnica sobre outros animais)
  • Pesquisar, no laboratório de informática ou na biblioteca, sobre os animais;
  • Elaborar uma cartolina, contendo desenho ou figura do animal e as informações;
7. Socialização
        As cartolinas poderão ser expostas na sala de aula, nos corredores, pátio ou outro lugar adequado, para que todos possam ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário