domingo, 16 de junho de 2013

Sequência didática a partir do texto "Avestruz", de Mário Prata - Micheli Alves


1 - Ativação de conhecimento de mundo

1- O que é um avestruz ?

Onde vive ?

É um animal doméstico ?



2-Localização de informações

— O avestruz –You tube

www.youtube.com/watch?v=9cLygxf90-I

( O vídeo fala sobre o avestruz, interessante pois muitos alunos não tem esse conhecimento prévio)

3-Produção de inferências locais e globais

— Leitura compartilhada;

— Inferências locais – onde vive a personagem.

— Inferências globais- Parte física do local onde vive a personagem.

4-Recuperação do contexto de produção

Aula expositiva

— Quem é o autor?

— O que é uma crônica?

— A finalidade da crônica?

— O suporte utilizado?

— Qual o público alvo?

— Os elementos da narrativa?

5-Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade

Bíblia ( Criação do mundo Gênesis );

— Música : Avestruz ( Dé di Paula e Zé Henrique)

— Discurso:Ironia

Texto Lacunado:Música : Avestruz

Música:

Avestruz letra

Tava cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus (...)

Percepção de outras linguagens

Termos científicos que o texto trabalha:

— Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Struthioniformes
Família Struthionidae
Gênero Struthio
Espécie Struthio camelus

— Comentar o uso do Latim.

— Política de relacionamento:

— Regras do condomínio ( retomada de textos injuntivos/prescritivos).

Produção textual

— Produção de uma crônica , cujo tema seja presente dado ou recebido e /ou dar um novo desfecho ao texto lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário