quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimento de leitura - Marlene

                     MEUS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCRITA E A LEITURA
     
 Nunca fui muito boa com antigas lembranças, mas lembro-me bem quando estava para iniciar meu primeiro ano na escola. Na época, eu estava com quase oito anos de idade e para orgulho do meu pai, eu já sabia escrever meu nome e ler as horas. Meu pai, homem muito simples, que não teve oportunidade de frequentar escolas e aprendera a ler e escrever  por curiosidade, me ensinou um pouquinho do que sabia.. Quando me ensinava e percebia que eu aprendia e queria aprender mais, eu percebia que ele sentia um prazer misturado com muito orgulho. E esses momentos tornaram-se muito importantes para um relacionamento pai e filha que eu amava demais. E, assim, fui para a escola mais confiante e não foi por sorte, mas por boa vontade que, geralmente, tirava boas notas em Língua Portuguesa.
   Naquele tempo de menina, não tinha acesso aos livros e recordo-me que lia muitas revistas de fotonovelas ( emprestadas ). Mais tarde, quando comecei a ler e a interpretar o que lia, peguei o hábito da leitura e, não foram poucos os livros que quando lia, viajava e, quando percebia que  estava chegando ao fim ficava postergando para terminar a leitura apenas para não me despedir de personagens que já faziam parte da minha rotina. E assim, sou até hoje, me familiarizo com as personagens e quando percebo que está chegando ao fim, fico me segurando, retardando o final pra não ter que me despedir delas. Ler é uma das minhas grandes paixões! Um livro pode ser meu companheiro, meu amigo, minha terapia e, muitas vezes, respostas às minhas dúvidas.  

2 comentários:

  1. Gostei de sua história. Que bom ver que os livros têm o poder de nos mostrar outros mundos, outras vidas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Miguel! São boas lembranças de pequenas coisas que fizeram a diferença em nossa vida.

    ResponderExcluir