quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sequência didática a partir do texto "Primeiro beijo", de Antonio Barreto - Marilza Silva



Situação de aprendizagem: A crônica, a química e o beijo

Público: 8º e 9º ano

1- ( conhecimento de mundo, checagem de hipóteses, antecipação)
Organização de uma roda de conversa. Apresentação do título do texto "Meu primeiro Beijo". Utilizando o "cartão da vez" ( pode ser um objeto, um cartão ou uma placa que circulará pela turma), o professor fará questionamentos sobre as experiências e expectativas dos alunos em relação ao assunto. Além disso, pedirá aos alunos que comentem sobre o que esperam do título ( identificação do gênero, assunto, enredo, etc), a partir do título.

Somente o aluno que estiver com o cartão poderá falar.

2- (localização de informações, comparações, generalizações).
Leitura do texto- feita pelo professor- comentários e questionamentos (oral).
Solicitar que os alunos recontem a história, comentem sobre os pontos de identificação pessoal, quais partes mais gostaram, se essa situação poderia acontecer na vida real, etc.

3-(produção de inferências locais e globais)
Levantamento do vocabulário desconhecido, estranho ao aluno. O professor solicita que os alunos tentem "descobrir", que façam deduções sobre os significados das palavras e tentem contextualizar suas hipóteses dentro da narrativa. ( o texto possui nomes de substâncias químicas).

4-(recuperação do contexto de produção)
Informar que o texto foi publicado em 1977, comparar os hábitos de namoro (paquera) da época em que o texto foi escrito com a época atual.

5-(percepção das relações de intertextualidade)
Leitura (feita por um voluntário) do texto "A química do beijo", de Edson Cláudio blog 06-11-2012, e comentários fazendo comparações com o texto e esclarecendo o vocabulário de "Meu primeiro beijo" de Antônio Barreto (explanação sobre o nível discursivo dos dois textos, estabelecendo relação com a disciplina de Ciências).

6-(percepção de outras linguagens)
Montagem de um painel com imagens (recortes de revistas trazidos pelos alunos) de diversas situações em que o beijo esteja envolvido( situações cotidianas, filmes, músicas,...)

Produção escrita de cartões ou bilhetes de conquista (paquera), sem destinatário (prática realizada pela personagem do texto) , para serem lidos aleatoriamente(sorteio).

O professor poderá trazer músicas sobre o assunto. Sugestões: Primeiro amor -José Augusto, Carrossel- beijinho, beijão, Beija eu- Marisa Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário